sábado, 21 de abril de 2007

Quem tem medo do lobo mau?

Quem tem medo do lobo mau?

Já fazia algumas semanas que havia abandonado este pequeno lar.
Não que me faltem palavras, mas a busca pelo dinheiro ainda não me permite viver apenas falando o que penso.

É justamente sobre “falar o que se pensa” o meu tema de hoje.
Num recente seminário em São Paulo eu percebi o quanto as pessoas tem vontade de fazer isso.

Profissionais bem sucedidos discutiam e apresentavam aos não tão bem sucedidos assim, a “real” situação do mercado da moda brasileira. Uma coisa curiosa acontecia ali. Tinha um enorme ponto de interrogação sobre aquela sala: Se o Brasil é promissor, tem criatividade, talentos, etc, etc, etc... Porque pouca gente investe aqui? Porque é tão difícil expandir, exportar, se manter em pé e crescer?

Um dos palestrantes, um tal Xavier, presidente de um grupo de agenciador de investimentos, uma espécie de “caçador de tesouros” para banqueiros, disse que seus clientes têm U$ 60 bilhões para investir em empresas de moda.

Ora, se os gringos tem tanto dinheiro e nós temos tantos talentos, porque eles não investem aqui? O caça talentos que ali estava, engasgou, titubeou e por um minuto quase falou a verdade, o que ele e o resto do mundo realmente pensam mas talvez por medo do “lobo lula mau e todos os seus chapeuzinhos vermelhos”, evitam de dizer e ficam gaguejando até o tempo esgotar.

A verdade é bem clara. Quem é que vai por U$ 60 bilhões em um país onde a corrupção é a palavra de ordem dentro da administração pública? E pior, o cabeça da quadrilha ainda é aclamado por um povo ignorante que o toma por vítima. Basta ligar a televisão para ver que aqui, tudo se esclarece e nada se pune. Somos uma mistura de piada interna e indignação externa. Somos geridos por uma estirpe de semi-analfabetos que só aprenderam a subtrair e a mentir pro resto dos analfabetos completos.

Nenhum comentário: